DEIXE SUA MARCA

Publicado: 29 de julho de 2011 em Sem categoria

O Despertar 2011, maior congresso da Juventude Batista Brasileira, deixará saudades. Será difícil esquecer aqueles dias. Cada detalhe foi singularmente especial: mensagens bíblicas, testemunhos, bate-papos, celebrações, músicas, stands, amizades e comunhão, muita comunhão.

 Confesso, porém, que duas pessoas distintas imprimiram em minha alma marcas especiais: De um lado, Pr. Paschoal Piragine, pastor da Igreja anfitriã (PIB de Curitiba-PR) e atual presidente da CBB. Ele testemunhou sua alegria pela juventude batista que há em nosso país. Fez um paralelo com a atual situação de outros países e, firmemente, garantiu que temos motivos de sobra para comemorar. Segundo ele, Deus tem levantado uma geração de jovens comprometidos com Jesus e cheios de vigor no solo brasileiro.

Ao ouvir essas palavras, rapidamente imaginei os milhares de jovens e adolescentes que temos espalhados Brasil afora. Numa espécie de flash, visualizei este poderoso exército que Deus tem arregimentado, desde os grandes e agitados centros urbanos, aos distantes sertões, povoados e comunidades litorâneas e ribeirinhas do nosso país. Por alguns instantes imaginei, emocionado, as formas como Deus tem manifestado seu poder e glória na (e através da) juventude batista brasileira.

São jovens que foram alcançados por Jesus e que, apesar das dificuldades desta época e de suas realidades locais, querem viver e, se for o caso, até morrer por Ele. Uma geração que decidiu viver intensamente os propósitos de Deus, mesmo que, para isso, tenha que gastar os melhores anos da sua vida. Jovens que tem em comum um desejo: oferecer seus corpos para que neles sejam gravadas as “marcas de Cristo”. Que realidade cativante.

 Outra palavra que me atingiu em cheio foi a do Pr. Ed René Kivitz, da Igreja Batista da Água Branca-SP. Com acuidade intelectual, e com o coração encharcado de temor a Deus, ele cativou meu coração. Com seu estilo sereno e envolvente, provocou nas centenas de congressistas ali presentes uma santa e inevitável inquietação. Kivitz brindou-nos com sua percepção bíblica sobre o que significa levar as marcas de Cristo. Apontou para Paulo, apóstolo, como grande e imitável exemplo.

Em sua segunda mensagem, Pr. Ed René Kivitz desafiou os congressistas a devotarem sua fé apenas à Palavra, mesmo que isso implique em quebrar alguns paradigmas cuja base e autoridade são meramente históricos, mas sem adequada sustentação bíblica (a exemplo das usuais compressões evangélicas sobre os conceitos de “culto”, “clero”, “domingo” e “templo”). Prosseguindo, testemunhou acerca de dois fatores que foram decisivos para sua solidificação espiritual: ser membro, na infância e juventude, de uma igreja que amava e estudava a Bíblia e, em segundo lugar, ter relacionamentos com pessoas que lhe serviam de exemplo. Estes dois elementos foram, segundo Kivitz, base para consolidação de sua essência.

Após estas palavras tão provocativas, mergulhei num profundo momento de reflexão. Avaliei minha vida em todas as suas esferas. Questionei, honestamente, a influência que tenho recebido e exercido do (e no) mundo. Decepcionado, percebi que tenho feito muito pouco para o meu Deus. Senti que há uma disparidade absurda entre minha capacidade/tempo/habilidades e os frutos que tenho produzido para Ele. Detectei falhas e omissões que, por mera negligência, transformaram-se no rastro deixado por mim ao longo do caminho. Mas, graças a Deus, despertei a tempo de mudar, radicalmente, o rumo da minha vida. Decidi entregar-me inteiramente nas mãos do Autor das nossas vidas, afim de que Ele mesmo reescreva, daqui para frente, todos, absolutamente todos os capítulos da minha história.

Dessa forma, ao retornar do Despertar 2011, trouxe na bagagem muito mais do que saudade ou boas recordações. Trouxe um novo vigor; uma nova motivação. Assumi, diante do meu Deus, o compromisso de ser e de dar o melhor de mim para expansão do Reino. Também decidi, convictamente, viver para a glória absoluta do meu Salvador. Quero, daqui para frente, viver dessa maneira, afim de que, com a mesma autoridade do Apóstolo, possa silenciar a qualquer um, argumentando: “Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus” (Gálatas 6.17 RC). Atingindo esse nível poderei exultar de gratidão ao meu Deus, pois terei alcançado a minha maior glória e o meu mais valioso troféu.

Pr. Francisco Helder Sousa Cardoso

 

comentários
  1. Nedson Santos disse:

    Olá Helder,
    lendo o seu blog, pude constatar uma verdade que já tenho experimentado a mais ou menos dois anos em minha vida e de minha família. Trata-se do amor pelas pessoas, pelas almas, e não por estruturas, que, como batista que sou, são muito importantes, mas não devem ser a motivação de nossa vida cristã, e sim um complemento e canal para facilitar nossas ações nessa caminhada.
    Temos tido a oportunidade de conhecer e conviver com “homens de Deus” em nossa Igreja em Benevides, onde alguns paradgimas e “rótulos” de nossas vidas estão sendo mudados face o testemunho de vida, experiência e sabedoria deste servos de Deus, entre os quais podemos destacar o Pr. Tiago Marcondes de Bragança, nosso amigo pessoal e pastor interino da PIB de Benevides, o Pr. Jonson, da CBME, que você deve ter conhecido no Despertar, pois o mesmo pregou no sábado pela manhã, o atleta de Cristo Paulo Afonso e sua família, o Pr. Marcelino Machado da Ig. Presbiteriana de Natal, e o Pr. Rafael Antunes, da PIB de Casimiro de Abreu/RJ. Suas experiências nos mostram que só termos uma igreja, e consequentemente, uma convenção forte, se passarmos a ter em vista o amor pelas pessoas, e dessa forma teremos em cada um de nós a marca de Cristo descrita em Gálatas 6.17.
    Lendo seu texto, pude ver através de sua compreensão e de sua auto avaliação que Deu tem moldado a minha vida e de minha família, e que possamos ter essa motivação aguçada nos nossos corações, e renovada a cada dia (2 Co 4-16).
    Abraços, parabens pelo texto, e uma pequena dose de tristeza por não ter participado deste Despertar (rss).
    Estamos a disposição para o trabalho no Reino de Deus.
    Nedson e Patrícia Santos

Deixe um comentário

